Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mensagem "Salvos"

O VALOR DA SALVAÇÃO

Leitura inicial: Hb. 1.14, 2.1-3

Introdução: O cap. 2 do escritor aos hebreus é uma seqüência do cap. 1 no que diz respeito aos anjos anunciando uma palavra de salvação que permaneceu firme, recebendo toda transgressão e desobediência à verdadeira justiça através da morte de Cristo. Veja a expressão inicial do cap. 2. “... portanto,”... Como escaparemos nós se não atentarmos para uma tão grande salvação.

Salvação é uma palavra de profundo significado e de infinito alcance. Muitos têm uma concepção muito pobre da inefável salvação. Isto reflete numa vida espiritual descuidada e negligente, onde falta amor ardente e total por Jesus, na busca por uma comunhão mais ampla com Deus.
Em Ef. 6.17, quando Paulo fala da armadura de combate do soldado cristão, ele faz menção do capacete da salvação. O capacete cobria totalmente a cabeça, protegendo- a. Isto fala da plenitude do conhecimento e da experiência da salvação. Salvação é o resultado da redenção efetuada por Jesus. No sentido comum e limitado, salvação significa a obra que Deus realiza instantaneamente no pecador que a Ele se entrega, perdoando-o e regenerando-o. Porem, a salvação tem sentido e alcance muito mais vasto. Significa também o pleno livramento da presença do pecado e suas conseqüências. O que ocorrerá somente na glória celestial. Nesse sentido, a salvação alcança também outras esferas além da humana. Col. 1.20

A salvação foi planejada por Deus Pai Ap. 13.8, I Pd. 1.18-20

A salvação foi consumada pelo Filho S.Jo. 19.30, Hb. 5.8,9

A salvação é aplicada pelo Espírito Santo ao pecador S.Jo. 3.5, Tt. 3.5, Rm. 8.2

Tudo por Graça Ef. 2.8

A salvação que Jesus efetuou é tão rica, profunda e grandiosa que somente na outra vida é que começaremos a entender de fato o seu infinito alcance. Quando as eras futuras começarem o seu curso na glória celestial, começaremos a compreender as riquezas infinitas desta salvação em Cristo Jesus. Ef. 2.7, 3.8

A salvação tem três aspectos simultâneos. Justificação, regeneração e santificação. Vejamos:

Justificação:

Justificação é um termo judicial. Fala de quebra da lei. I Jo. 3.4. É o ato de transformação ou mudança de estado do pecador, perante Deus, operado por Ele mesmo. A justificação tem caráter exterior. Deus é o juiz, Cristo é o advogado e homem é o réu. A transgressão da lei de Deus é o pecado cometido. Justificação é mudança de posição perante Deus. De condenado o homem passa a justificado. Passa a ter boas relações com Deus quanto as suas leis. Rm. 5.1, 8.1-4. A justificação é um ato divino fora do indivíduo, enquanto a regeneração ocorre no interior da criatura. Justificar é mais que perdoar. O perdão remove a condenação do pecado, e a justificação nos torna justos. Um juiz pode perdoar um criminoso, mas não pode colocá-lo numa posição igual daquele que nunca transgrediu a lei. Na justificação nosso Deus fez isto. Trata-nos como se nunca tivéssemos pecado ou transgredido. O veredicto final é: somos justificados e ninguém pode nos condenar. Deus nos justifica. Rm. 8.33-34.

A origem da justificação é a Graça de Deus Rm. 3.24, Tt. 3.7

A base da justificação é o sangue de Jesus Rm. 5.9

O meio da justificação é a fé que vem por Jesus Rm. 3.28, 5.1

Regeneração:

Regeneração é um termo relacionado à família. Tem a ver com nossa inclusão na família divina. É o ato interior operando na alma, pelo Espírito Santo. É a nova vida em Cristo, o novo nascimento. O lado externo da regeneração é a conversão, ou seja, aquilo que o mundo vê ou percebe. Conversão é a mudança externa da pessoa, resultante da regeneração, que é a mudança interna na alma. A regeneração é a causa, a conversão o efeito. Há um sentido em que a conversão não é total. Veja Mt. 18.3, Lc. 22.32 e Tg. 5.19

A justificação é imputada, a regeneração é comunicada. Justificação tem a ver com o pecado. Regeneração, com a natureza. Justificação é algo feito em nosso favor, regeneração é algo operado em nós. E o resultado é a mudança de condição de servo do pecado e do diabo para filho de Deus. Jo. 1.12,13 3.3 Tt. 3.5. Pela regeneração o crente é declarado filho de Deus.

Santificação:

Santificação é um ato divino que também ocorre dentro do homem, refletindo logo o seu exterior. Daí então a diferença entre santidade: um estado e justiça: santidade pratica de vida. Lc. 1.75 Na operação divina da conversão, a santidade de Cristo passa a ser a nossa santidade. Col. 2.10 I Cor. 1.30 Hb. 10.10,14 Os méritos de Cristo são creditados na nossa conta. Aqui estamos tratando da santificação posicional em Cristo, não da santificação progressiva, no viver diário do crente, como mostrada em II Cor. 7.1. Enfim o resultado da santificação, operada na conversão, é a mudança de vida.

Conclusão:

A salvação considerada sob estes três aspectos simultâneos é perfeita. Constituem a plena salvação em Cristo. II Cor. 5.17. Nunca seremos mais salvos do que somos agora. Cristo não fará mais nada para salvar-nos além do que já fez. Ele já fez tudo o que era preciso. Ai esta o perigo de o pecador rejeitar a Cristo, pois não haverá outro plano divino de salvação. O atual é eterno. II Tm. 1.9 Ef. 3.11 Outro sacrifício expiatório não terá mais lugar, pois o de Cristo foi perfeito e completo. Hb. 9.26,10. 10,12 Aleluias! Este é o grande valor da salvação... Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação!

Pr. Ednei Souza Santos

Escola bíblica de obreiros Vera Cruz 24/06/2008 City Petrópolis 27/06/2008


Nenhum comentário:

Postar um comentário